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PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO x INCLUSÃO

Por: Ana Maria | Postado em: 30/03/2020

Sabemos que atualmente e a cada dia recebemos mais crianças com necessidades educacionais específicas. Sabemos também que todas possuem o direito da inclusão!
Mas o que muitos se confundem é na prática efetiva da inclusão escolar! O PEI (Plano Educacional Individualizado) é uma ferramenta fundamental para a garantia do sucesso da inclusão destes alunos. O PEI é um instrumento que deve ser criado em equipe multidisciplinar, que geralmente acompanha o desenvolvimento desta criança com necessidades educacionais específicas. É por meio dele que o professor em sala de aula consegue incluir estas determinadas crianças em seu planejamento anual referente a sua turma.
Trata-se de poderosa estratégia para a efetiva organização curricular não só das escolas públicas, mas de todas as escolas. Trata-se de inclusão! E trata-se sobretudo de oferecer possibilidades de aprendizagem para estas crianças que por diversos motivos precisam do olhar individualizado no processo de ensino e aprendizagem. Cada criança é única! Cada processo de aprendizagem é único. Ainda que sob as amarras de um mesmo transtorno ou síndrome, cada uma reagirá de forma distinta em seu neurodesenvolvimento. O PEI é um direito garantido pelas escolas públicas. Mas é um dever de ser executado em prol deste direito. Ele mobiliza o perfil do aluno em questão, na perspectiva de se ir ao encontro das suas potencialidades construindo roteiro seguro na sua aprendizagem. Considera as reais necessidades dentro das possibilidades existentes no cenário de vida do indivíduo; o cumprimento do currículo passa a considerar a “necessidade dentro da capacidade” inerente de cada aluno, por isso, a sua importância na vida escolar das crianças com necessidades especiais específicas. Com o PEI em mãos, é possível realizar todas as adaptações de recursos pedagógicos necessários para que a criança aprenda em conformidade com plano em curso. Vale a pena lembrarmos que não podemos apontar este dever como sendo somente do Professor em sala. Ele neste capítulo, é quem executa; mas precisa contar com o apoio Psicopedagógico e da coordenação, no que se refere a construção do PEI e na adaptação de materiais pedagógicos. Todos podemos aprender, sem exceção! E o PEI é o meio de concretização deste aprendizado! Exija o PEI na escola de seu filho, sobrinho ou tutelado! Ele merece!

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