Fique por dentro das novidades sobre psicopedagogia e educação

Home / Acompanhe

Educação Infantil e a Alfabetização

Por: Ana Maria | Postado em: 30/03/2020

Muitos pais acham arbitrário a criança aos 3 anos de idade fazer lição na apostila e trazer atividades para serem feitas em casa.
Outros, questionam o professor por qual o motivo seu filho ainda não sabe escrever e ler, sendo que o vizinho, o primo, etc., na idade dele já escreve e lê de 1 a 20.
Mas o que quase todos ignoram é a importância de a “criança ser criança” e do brincar neste período em que se vão construindo todos os pré-requisitos necessários para a concretização do processo de alfabetização. É isso mesmo! É na educação infantil sobretudo no período de 3 a 5 anos que a criança brincando, dançando, cantando, pulando corda, amarelinha, picando papel, fazendo colagem, brincando de lego, e tudo mais que lhe é ofertado, é estimulada a criar o alicerce para o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, espaço, tempo, lateralidade, ritmo, controle corporal, tônus muscular, etc., que são pré-requisitos para o processo de leitura e escrita que fundamentam a alfabetização lá dos 6 aos 8 anos de idade. Por isso quando a criança não vivencia o período da educação infantil e também não recebe da família os estímulos necessários nesta idade, passa a ter inúmeras dificuldades para se alfabetizar. Porque o Neurodesenvolvimento acontece em etapas, fase a fase, de acordo com a idade cronológica, que são denominadas janelas de aprendizado. Assim como a curva de crescimento, o neurodesenvolvimento também possui parâmetros a serem acompanhados pelos responsáveis desde o nascimento e que servirão como possibilidade para o alcanço de etapa após etapa. Uma destas etapas importantes, senão, a mais importante, é o processo de Alfabetização e Letramento. O processo de Alfabetização traz a sensação de descoberta, de auto estima, de pertencimento para a criança. É um período importantíssimo da sua vida, que merece toda atenção, todo respeito e preparo. Como é simples auxiliar o seu filho(a) ou tutelado(a) a ter um futuro de sucesso no período acadêmico não é mesmo! 
Brinque com ele, acompanhe se as brincadeiras na escola são mediadas e possuem um objetivo! As crianças saberão te falar quando sabem, porque lhes foi dito, ou porque percebem o sentido. Porque precisa fazer sentido para elas... Ofereça esta possibilidade para seus pequenos!
Tem dúvidas? Não se preocupe! Conte comigo que te auxiliarei no que precisar!

Fale comigo pelo WhatsApp

CHAME AGORA